Lembro que na minha graduação (já faz um tempinho de 17 anos), alguns professores apontavam a publicidade como algo negativo, sendo “o correto”, “o chique”, que o paciente chegasse até você pelo método boca a boca. Ora, a indicação de outro profissional ou um amigo é um bom critério, mas muitas pessoas tinham e ainda tem receio de compartilhar a procura por psicoterapia, considerando algo muito íntimo. Os primeiros contatos com um profissional escolhido já são carregados de desconforto, mesmo sabendo que tudo o que houver em uma sessão de terapia contará com o sigilo, imagina, ainda ter que dividir com um terceiro envolvido. Nada fácil!

Alguns colegas resistem afirmando que uma das consequências é o empobrecimento nas relações humanas. Ficam chateados de serem abordados por WhatsApp, uma vez que o primeiro contato era exclusivamente pelo telefone e ali podíamos sentir um pouco da comunicação verbal, o tom de voz, a entonação etc.

Compreensível, mas por outro lado (tudo tem mais de um jeito de se ver) os canais de comunicação virtual são ferramentas de acesso, um modo de buscar informações prévias e favorecer a escolha de um profissional com que o paciente se identifique. Um jeitinho de abrir devagar a porta das suas dores a alguém que ainda não conhece, mas que a partir de suas buscas em sites, mídias sociais, textos, vídeos, currículo, tocou o seu coração.

Assim nasceu meu desejo de participar desses canais de comunicação, entendendo ser uma forma breve de apresentação. Você pode dizer que nada substitui o contato presencial, e não é minha intenção fazê-lo.   O objetivo é oferecer uma possibilidade de mostrar um pouco do meu jeito de ser e da minha história. Tudo criado com muito carinho, com a ajuda de cuidadosos profissionais da área. Espero que gostem e que tais canais ajudem a desmitificar a psicoterapia e escancarar que temos que falar de saúde mental naturalmente, deixando de lado tabus, favorecendo a prevenção e o tratamento.

O Blog será um diário de bordo, aqui contarei um pouco das experiências vividas na área da Psicologia. Espero que apreciem. Sejam bem-vindos!